O sabre de luz do universo Star Wars é a arma de um Jedi. Cada um deles possui um diferente, ele pode herdar um de seu mestre ou seu pai como Luke que herdou o sabre de Anakin. Para um sabre de luz funcionar ele precisa de um cristal kyber ou no caso Dos Sith um sintético, o cristal Kyber é encontrado em cavernas, por exemplo, em Ilum. O sabre de luz é criado quando o Padawan termina seu treinamento, porém isso é um pouco mais complicado do que parece. O cristal deve escolher o Padawan e após isso ele poderá montar seu sabre, o jogo “Jedi The Fallen Order” aborda muito bem esse tema. Com uma criação de sabre de luz muito interessante e bem explicada.

Como já deve ter notado os sabres de luz possuem formatos variados, isso acontece, pois o Jedi ou Sith o criou de acordo com seu estilo de luta existem modelos diversos então vou listar os mais icônicos.

O sabre duplo:o sabre duplo apareceu primeiramente no filme I sendo utilizado pelo Darth Maul porem este sabre também apareceu com muitos personagens como, por exemplo, o Call Kestis de Jedi The Fallen Order e também por Asajj Ventress.

O sabre curvado: o sabre de luz curvo é usado por Sith e Jedi que utilizam somente uma mão durante o combate um usuário icônico deste sabre é o conte Dookan e também sua aprendiza que juntou três estilos de sabre o sabre duplo o curvo e o estilo de dois sabres.

O sabre comum: este sabre é muito usado ele sabre possui somente uma lamina e é usado com as duas mãos diferente do sabre duplo.

O sabre com guarda: este sabre ficou mais conhecido após ser utilizado pelo vilão do filme VII o Kylo Ren, porém este sabre já existia antes de ser usado por ele como vimos em Star Wars rebels.

O sabre shoto: este sabre é como o convencional, porém ele é menor normalmente ele é usado combinado com um sabre comum como Asokha faz, mas para Jedis pequenos como Yoda ele é usado como única arma.

O sabre de luz de Ezra: este sabre mostra como o sabre pode ser diferente dependendo do usuário o sabre de Ezra é acoplado com um blaster não é tão forte, porém é útil.

O sabre dos inquisidores: o sabre dos inquisidores é um sabre de lamina duplo porem com uma melhoria que permite com que a guarda gire fazendo até com que o inquisidor voe como vimos em rebels.