No universo Star Wars uma arma muito importante para um Jedi é seu sabre,você já deve ter percebido que existem cores diversas,As mais comuns são as cores azul, verde e vermelho, mas você sabia que elas têm significados.

A cor azul normalmente indica que o jedi é um hábil lutador com sabre de luz, os que possuem o sabre azul São lutadores excepcionais, os mais conhecidos que possuem um sabre de luz azul são: obi wan kenobi, Anakin Skywalker e Rey Palpatine.

usuários do sabre de luz verde são Jedis que procuram resolver os problemas através da força e não da luta física. Usuários do sabre de luz verde normalmente eram enviados emmissões titulares, por exemplo, Qui Gon Jin e Obi Wan Kenobi Durante o filme I, os mais conhecidos que possuem um sabre de luz verde são: Yoda, Luke Skywalker e Qui Gon Jin.

Como vimos em “criação” o sabre de luz é formado através de um cristal kyber, como os cristais kyber são de maioria dos Jedi Os Sith tiveram que recorrer ao cristal sintéticoque só pode emitir a luz vermelha normalmente o vermelho é atribuído aos Sith, porém há Jedis como por exemplo Leia Organa que usava um sabre como este.

Esta cor pode ser nova para muitas pessoas porém atualmente ficou mais conhecida quando uma nova Jedi utilizou este sabre, São utilizados por Jedis sentinelas cujo propósito é trazer o Maximo de pessoas para o lado da luz estes Jedis são treinados igualmente na força e na luta, nos filmes só nos é apresentado uma utilizadora deste sabre a Rey Palpatine.

Jedis que utilizam estes sabres são ex Siths que decidiram ir para o caminho da luz e obter um novo sabre na sua maioria esses Jedi, Utilizam o sabre roxo como nos foi apresentado o mestre Mace Windu que é o usuário mais conhecido e que possui um sabre de luz roxo.

Estes sabres possuem essa coloração por conta do local muito quente onde são encontrados estes sabres são normalmente usados por, Por Jedis sobreviventes ao expurgo que perderam as cavernas de cristais e tiveram que achar em outros planetas.

O sabre negro é um sabre único criado pelo Mandaloriano Pre Vizla este sabre possui um formato diferente se assemelhando a uma espada E não apareceu na saga Skywalker porem apareceu nas series The Mandalorian e The Rebels.

O sabre de luz branco é usado por usuários da força mas não Jedis e nem Siths eles são vistos como o lado cinza Da força, um usuário conhecido do lado cinza é a Asokha que saiu da ordem Jedi.