No universo Star Wars, os Jedi e os Sith tem formas de luta que foram criadas com o passar do tempo, o Jedi ou Sith é treinado em uma das sete formas existentes ou ate mesmo em todas elas como é o caso de alguns.

Shii-cho: esta é a mais antiga forma, criada antes mesmo dos Sith, o objetivo principal era desarmar o inimigo por conta da filosofia Jedi, quando usada por um iniciante era desajeitado mas quando usada por um mestre se mostrava suave e altamente aleatória. Kit Fisto era um mestre Jedi consagrado em sabre de luz especialista em Shii-Cho, Kit Fisto enfrentou muitos inimigos durante as guerras clonicas como, por exemplo, até General Grievous que quase foi derrotado por Kit Fisto.

Ataru: é um estilo mais acrobático melhor usado em áreas abertas, Ataru é uma técnica agressiva e rápida eficaz contra múltiplos inimigos um usuário desta forma estava sempre na ofensiva permitindo que a força flua por todo o corpo superando limitações físicas como, por exemplo, a velhice e o tamanho de Yoda. Yoda conhecido como mestre da forma de Ataru utilizava a técnica ao extremo porem no final de sua vida teve que usar ate uma bengala para andar porem com o uso da Ataru ele era capaz de lutar.

Shien: esta forma foi desenvolvida por praticantes de Soresu com a intenção de manter a defesa, porém incluindo uma ofensiva, esta forma foi criada para utilizar o ataque do inimigo contra ele mesmo, muitos Jedi desistiram de pratica-la por conta desta dominação. Alguns usuários de Shien a utilizavam com o sabre invertido como Ahsoka e Stakiler gerando um longo alcance e derrubar vários inimigos de uma vez, anakin Skywalker dominava Shien e mestre Yoda acreditava que a técnica era perfeita para Anakin, outro mestre na forma Shien é Plo Kon.

Makashi: Foi criada principalmente para corrigir os problemas da Shii-cho, Makashi é a mais equilibrada entre as sete permitindo o usuário defender com o mínimo de esforço, o crescente uso de blasters dificultou o duelo já que ela era feita para duelos de sabre. Conte Dookaan é um grande duelista da forma Makashi, quando ainda era Jedi Dookaan foi o melhor instrutor de sabre de luz, Dookaan treinou na Makashi sua aprendiz Assaj Ventres e General Grievous.

Soresu: Soresu tinha como foco a defesa e não o ataque, se tornando a expressão da filosofia Jedi, Soresu mantinha sempre o movimento da lamina, ela se mantém na defesa esperando com que o inimigo cometa um erro, o real motivo da sua criação foi para combater o grande uso de blasters, esta técnica diminuía a exposição do corpo tornando o usuário quase invencível. Antes do fim das guerras clonicas o mestre Obi Wan Kenobi foi declarado por Mace Windu como melhor utilizador da forma de todos os tempos.

Niman: é um estilo hibrido com elementos de todas as outras formas menos a segunda, era uma técnica simples porem mortal, a forma Niman utilizava um sabre duplo porem ela possuía uma variante a Jar’Kai que utilizava dois sabres comuns, inimigos que utilizam esta técnica são muito ofensivos e a velocidade de duas laminas eram capazes de derrotar todos os inimigos uma das facilidades da Niman era enfrentar mais de um inimigo ao mesmo tempo. Darth Maul treinou em todas as formas porem se especializou na Niman, outro lorde sith que é treinado na Forma Jar’Kai é o Darth Sidious e a Assaj Ventres.

Juyo: esta forma é questionada por muitos Jedis por se basear em utilizar sua escuridão interior para a batalha o único mestre Jedi que foi capaz de utilizar esta forma sem sucumbir para o lado sombrio foi o Mace Windu, mace criou também uma variante desta técnica a Vaapad que é a técnica Juyo na sua forma completa mace a desenvolveu com a ajuda do mestre Sora Bulq porem ele foi o único que pode a dominar. Lorde Sidious é treinado em todas as formas mas ele diz que a forma Juyo é a forma certa que os Sith devem treinar.