Os famosos soldados do Império Galáctico também conhecidos como Stormtroopers tiveram sua primeira aparição durante o filme Uma Nova Esperança.

Estes soldados tinham funções diversas dependendo de sua divisão, alguns eram pilotos e tinham como função derrubar as naves inimigas porem outros teriam como função somente ir para as batalhas para defender o império galáctico, além disso existiam soldados especiais para cada tipo de planeta existiam os stormtroopres de neve, selva, deserto e claro os clássicos.

Também existia a divisão inferno que era enviada para missões mais complexas.

Normalmente os Stormtroopers entram para o império por meio de alistamento, este sistema fica bem claro com os diversos cartazes espalhados pela galáxia falando sobre o alistamento, durante o filme Solo a Star Wars History podemos ver Han se alistando para o império e posteriormente se tornando um dos soldados.

Estes soldados possuíam uma armadura branca especial que os protegia de tiros de blasters, a armadura controlava a temperatura e a respiração do soldado para garantir sucesso em missões por toda galáxia, além da famosa armadura branca também era usado um macacão preto por baixo.

Como armas normalmente eram usadas o rifle E-11 e a pistola DL-44, porem em momentos de apuros eram usadas armas maiores e mais potentes.

Como os stormtroopers os oficias do Império também aparecera durante o filme “Star Wars Uma Nova Esperança”.

Os oficiais têm Funções diferentes dependendo de sua área, os oficiais tem cinco funções diferentes Espaçonaves, Divisão dos Stormtroopers, Divisão de segurança. Dependendo de sua função a cor de seu uniforme muda.

Além dessas funções eles também tem rankings que devem seguir:

Mais detalhadamente as funções são:

Uniforme Cinza: estes oficiais eram da Divisão de espaçonaves e comandavam as suas respectivas naves.

Uniforme Preto: estes oficiais eram da Divisão de Stormtroopers e eram encarregados de dar ordem aos soldados.

Uniforme Branco com Calças pretas: estes oficiais eram da Divisão de Segurança e eram encarregados da segurança e inteligência de todo o Império.

Para se tornar um Oficial do Império Galáctico era necessário entrar em uma escola de cadetes que eram encontradas nos planetas mais respeitados, também eram encontradas propagandas para entrar na marinha imperial.

Estes oficiais diferente dos Stormtroopers não usavam armadura mas sim um uniforme com proposito de diferencia-los. Em relação as suas armas normalmente eles usavam uma simples pistola como por exemplo a SE-14r, essas armas de menor porte eram usadas porque eles permaneciam dentro das naves.