Os Stormtroopers da Primeira Ordem tiveram sua primeira aparição durante o filme VII da saga, eles apareceram enquanto invadiam um planeta.

As Funções desses soldados eram a mesma de que as dos soldados do império, eles eram usados como soldados e também foram divididos em classes, as classes eram as mesmas que a dos Stormtroopers do império porem eles também tinham soldados específicos para armas especificas.

Diferente dos soldados do império que se alistavam estes soldados foram sequestrados quando crianças sendo obrigados a lutar pela primeira ordem, durante a serie o mandaloriano podemos ver seu planeta sendo invadido para sequestrar as crianças.

Os Stormtroopers são equipados com uma armadura branca com o proposito de defesa, como armas eles possuem normalmente um rifle F-11D e também uma pistola SE-44C porem haviam os Stormtroopers específicos para lança chamas e também armas pesadas.

Capitã Phasma teve sua primeira aparição durante o primeiro filme da saga, enquanto ela comandava os Stormtroopers.

A função da Capitã Phasma era comandar os Stormtroopers podemos perceber isso por conta da sua capa que mostra que ela possui o cargo mais alto entre os soldados.

A Capitã Phasma entrou para a primera ordem quando a nave de Brendon Hux caiu no seu planeta natal Parnassos.

Phasma tem uma armadura prateada feita dos destroços do iate espacial de Palpatine, já em relação as suas armas ela possui um cajado para realizar seus ataques a curta distancia mas para longa distancia sua arma é a mesma que os Stormtroopers usam porem prateada.