Darth Tyranus também conhecido como Conte Dokaan teve sua primeira aparição durante a batalha de Geonosis.

Dokaan teve dois aprendizes Asajj Ventress e General Grievous, Asajj Ventress é uma Darthomiana que se tornou Jedi porem sucumbiu ao lado sombrio Ventress foi treinada pelo Lorde Sith para se tornar uma assassina sith, Ventress deixou de ser sith quando Dokaan tentou mata-la, Ventress retornou para Darthomir e quando voltou a ser uma irmã da noite Dokaan atacou o planeta e matou todas as irmãs, ventress se tornou uma caçadora de recompensas e morreu durante uma tentativa de matar dookan.

O segundo aprendiz de Dokaan foi seu colega General Grievous, Dokaan treinou grievous nas artes Jedi, Grievous lutava com os sabres dos jedis que ele matou, Grievous foi morto pelo jedi Obi Wan Kenobi.

Dokaan teve como mestre o Lorde Sith Darth Sidious, Sidious treinou Dokaan logo após ele deixar a ordem jedi, Dokaan foi um dos principais peões de Sidious, Sidious usou seu aprendiz para intigar o ódio em anakin matando o Sith Darth Tyranus.

Dokaan foi morto por anakin, Seu mestre ainda não havia revelado ser o Lorde Sith ainda vivo.

Vader teve sua primeira aparição no momento em que anakin sucumbe para o lado sombrio, porem ele só aparece com a armadura no final do filme III.

Vader não teve nenhum aprendiz Sith porem tentou diversas vezes trazer Luke para o lado negro.

Vader teve como mestre Darth Sidious, Anakin foi encantado pelo lado negro com a esperança de poder salvar sua amada, Sidious resgatou Vader depois de sua batalha com Kenobi, Sidious escolheu mante-lo em uma desconfortável para ele viver constantemente em agonia e alimentar seu ódio.

Vader morreu quando anakin voltou para o lado da luz, mas a morte física foi logo após ver seu filho com os próprios olhos.