Mace Windu teve sua primeira aparição durante O primeiro filme da saga quando ele conheceu Anakin e julgou se Qui Gon Jinn poderia treina-lo ou não.

Windu teve dois Padawnas, uma Padawan chamada Depa Billaba e um Padawan chamado Echuu Shen-Jon, Windu salvou Depa de piratas durante uma de suas missões e decidiu treina-la nos caminhos da força, Depa se tornou uma cavaleira jedi habilidosa na forma III e chegou a ensinar para Padawans em sabre de luz, Depa conseguiu um lugar no alto conselho Jedi junto ao seu mestre.

Echuu era um humano sensitivo a força que foi levado para ser treinado nos caminhos Jedi, Echuu foi escolhido por windu para se tornar seu Padawan, ele chegou facilmente até o titulo de mestre jedi e lutou como general durante as guerras clonicas, alem disso ele também foi um dos poucos jedis sobreviventes ao expurgo se juntando a resistência posteriormente.

O mestre de Mace Windu não é apresentado para nós, porem sabemos que durante o desenvolvimento da forma Vaapad ele treinou com o mestre jedi Sora Bulq, Bulq era um mestre jedi da velha republica que lutou na batalha de Geonosis.

Windu foi morto pelo Lorde Sith Darth Sidious após ser eletrocutado e cair da sala do senador.

Ki Adi Mundi teve sua primeira aparição durante o primeiro filme da saga prequels durante a cena onde anakin é avaliado por Mace Windu para começar o treinamento Jedi.

O mestre Ki Adi Mundi não teve padawans.

Mundi foi encontrado por um Jedi chamado An’ya Kuro e aos quatro anos começou o treinamento Jedi, Mundi teve Yoda como mestre durante duas décadas até que ele se tornou um cavaleiro Jedi, Após se tornar um cavaleiro Jedi Mundi voltou para seu planeta natal para salvar sua raça.

Mundi morreu durante o expurgo jedi enquanto ele estava no planeta Mygeeto seus soldados clones se viraram contra ele e o mataram.