O império surgiu no final das guerras clonicas quando o Chanceler Palpatine acabou com o senado criando um governo autoritário chamado Império galáctico, após o expurgo dos Jedis Palpatine pode facilmente completar seu plano de centralizar o poder somente nele, O Império era comandado pelo Lorde Sith Darth Sidious que atraiu Anakin para o lado negro da força.
O império se mantinha graças ao seu forte poder bélico que silenciava todos que fossem contra Sidious, o Império era exatamente como as ditaduras que existem no mundo real com grande poder bélico e varias propagandas com a intenção de dar uma boa imagem para o ditador.

O Império primeiramente utilizou o exército de clones da republica, mas com o passar do tempo os clones passaram a ser inúteis então o exercito passou a ser formado por pessoas que se alistavam, essas pessoas que se alistavam eram mandadas para serem treinadas como stormtrooper, dentro dos stormtroopers existem varias classes como as tropas de neve, aéreas, solo, a tropa inferno como podemos ver no jogo battlefront II, floresta entre varias outras.

Dentro do império também existia uma hierarquia:

Durante as batalhas do império eram usadas naves, tanques e também grandes unidades AT, alem disso também havia blasters especiais para os stormtroopers, a estrela da morte era uma dessas armas.

A estrela da morte uma grande arma de destruição de planetas do tamanho de uma lua, a estrela foi um dos projetos criados pelo império, a estrela da morte foi construída por Palpatine enquanto ele controlava os separatistas e os republicanos, enquanto os separatistas conseguiam o dinheiro e os recursos para a estrutura os republicanos estudavam os cristais kyber para fazer a arma para a destruição de planetas.

A construção da super arma imperial foi mantida em segredo por muito tempo, nem mesmo Vader sabia de sua existência, a estrela foi descoberta quando os rebeldes perceberam a grande quantidade de cristais kyber sendo escavados para o império, com a estrela finalizada Palpatine acaba com o senado já que ele não precisava mais fingir ser uma republica porque se alguém fosse contra o Império teria o planeta explodido.

Com a destruição da primeira estrela da morte uma nova estrela foi construída muito maior, só que desta vez com um escudo sendo projetado de outro planeta para ela porem desta vez os rebeldes descobriram cedo demais a segunda estrela logo ela foi destruída antes de estar finalizada.