Os Sith são uma das raças de Star Wars conhecida pela sua ganância e malicia, esta foi a primeira raça a usar o lado sombrio da força, durante a ascensão da Ordem Jedi os Jedis e os Sith travaram uma guerra pela força na qual a vitoria foi dos Jedi fazendo muitos Sith recuarem com ódio e sede de vingança.
O lado sombrio era maior arma dos Sith, ele é gerado pelo ódio e muitos Padawans são alertados para não sucumbirem a ele, o lado sombrio proporciona habilidades comuns as dos Jedi como a telepatia e a telecinese porem também dava outros habilidades como o estrangulamento da força, raios da força, esmagamento da força entre outros.
Alem da Mente o lado sombrio também afeta a aparência do usuário o deformando e deixando irreconhecível, podemos ver essas mudanças quando o Chanceler Palpatine revela ser Darth Sidious e também quando as cores dos olhos de Anakin mudam para amarelo ao se tornar Vader.

Os Sith como os Jedi também possuíam uma hierarquia:

Lacaio Sith: eram os membros mais fracos dos Sith. Alguns nem sequer eram sensitivos a Força, e muitas vezes adoravam o Lordes Sith como deuses. Os Sith também usavam soldados, mercenários e recrutas para trabalhar para eles.

Noviço Sith: eram aprendizes sensitivos a Força que apenas tiveram início no caminho do Lado Negro sob a tutela de um Sith mais experiente. Guerreiro Sith: era um posto da ordem Sith antes da reforma da Ordem por Darth Bane. Eram membros de média patente do ranking Sith que geralmente focavam as suas energias e aptidões no sentido de batalha, gastando pouco tempo na filosofia do Lado Sombrio ou outras preocupações dos Sith "mais puros".

Lorde Sith: eram os líderes dos Sith. Eles comandavam exércitos de Lacaios, Noviços e Guerreiros Sith durante a guerra e governavam por meio de um órgão denominado Conselho Sith. Lordes Sith usavam o Lado Negro da Força para infligir miséria, sofrimento e corrupção. Eles também foram incumbidos de preservar a tradição dos Sith, passando todo o seu conhecimento a seus noviços. Enquanto eles não entravam em combate tão frequentemente quanto Sith das patentes mais baixas (preferiam usar peões, empregados ou representantes), eles eram os mais temíveis dos Sith pois eram os guardiões dos maiores segredos e manejadores das feitiçarias mais potentes do Sith.

Lorde Sombrio dos Sith: era o maior e mais poderoso dos Lordes Sith, sendo o líder de toda a Ordem. Dark Lord of the Sith (Lorde Sombrio dos Sith), foi, até a Batalha de Ruussan, um título reservado ao líder supremo dos Sith. Mas, a partir de Darth Bane, único Sith sobrevivente de Ruussan, é um título assumido geralmente por qualquer Sith ao se batizar guerreiro.

Essa hierarquia deixou de existir após um Lorde Sith chamado Darth Bane estabelecer a regra de dois que consistia em somente existirem dois Sith um mestre e um aprendiz, após o treinamento deste aprendiz ele mataria o mestre podendo ser contra a vontade do mestre ou não.

outra semelhança com os jedi é a existencia de um codigo

Clique na imagem do sith ao lado para ler sua historia

Dados Gerais
SithMestreAprendizPlanetaRaçaCuriosidade
Bane Qordis Zannah Apatros Humano Foi Darth Bane que criou a regra de dois que acabou com a hierarquia Sith
Plagueis Desconhecido Shev Palpatine Mygeeto Muun Darth Plagueis foi o Sith que encontrou um jeito de se tornar imortal
Sidious Plagueis Tyranus / Maul / Vader Naboo Humano Sidious se manteve vivo durante toda a saga Skywalker e só moorreu no ultimo filme
Maul Sidious Opress Darthomir Darthomiano Darth Maul continuou vivo graças ao seu odio por Kenobi
Tyranus Sidious Asajj Ventress / General Grievous Serenno Humano Dookan traiu a ordem jedi para se tornar um sith e foi traido por seu proprio mestre
Vader Sidious StarKiller Tatooine Humano Vader vivia sobe constante desconforto fisico para seu odio ser alimentado
Snoke Sidious Kylo Ren Exegol Clone Snoke era um clone de Palpatine
Nihilus Traya Visas Marr Miraluka Humano Nihilus foi consumido pela sua fome de poder e se tornou um disturbio na força